quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Amálgama, e sua aplicabilidade na Odontologia


O amálgama é usado com eficácia há mais de 150 anos. Sua durabilidade e uso em grande variedade de aplicações clínicas fazem dele um dos materiais den­tá­rios restauradores mais empregados na Odontologia, principalmente pelo custo-efetividade que apresenta e, em conseqüência, por atender políticas públicas de saúde oral.  O amálgama odontológico é uma liga de mercúrio Hgo com limalha que contém prata (Ag); estanho (Sn); cobre (Cu) e a fórmula é dependente dos fabricantes. Algumas limas apresentam, também, índio (In); zinco (Zn); platina (Pt) e paládio (Pd). As proporções são variáveis de acordo com os fabricantes.
A indicação de restaurações de amálgama e a manipulação deste produto devem ser realizadas de acordo com os ensinamentos preconizados pelas disciplinas de Dentística e de Materiais Dentários de sua Faculdade. Porém, cabe aqui ressaltar que o mercúrio é um material altamente tóxico, logo, todos os cuidados devem ser tomados, uma vez que, infelizmente, ele é utilizado como material restaurador.
Apesar dos esforços em pesquisas terem sido centrados, nos úl­timos anos, na elaboração de ou­tros materiais restauradores den­tários, não se dispõe atualmente de outro material para obturação direta que possa substituir o amál­ga­ma universalmente, tanto pela fácil manipulação como pelas pro­prie­dades físicas, segundo decla­­ração sobre o assunto emitida pela Federação Dentária Internacional (FDI).
O amálgama é um material restaurador bastante utilizado pelos dentistas na atualidade em razão de seu baixo custo, facilidade técnica, resistência ao desgaste e selamento marginal; entretanto, pela presença do mercúrio e outros metais pesados - potencialmente tóxicos para o profissional e o paciente, existe uma crescente resistência ao seu uso. O que se mostra como um dos principais fatores para atual aplicabilidade do amálgama odontológico, principalmente se falando de Brasil, está a sua importância no contexto social, já que uma de suas principais vantagens é o seu baixo custo quando comparados a outros materiais restauradores, podendo assim atender de maneira efetiva as necessidades daqueles que estão inseridos em classes sociais mais baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário